19/04/2010
Grupo de Desenvolvimento Sustentável de Santana do Livramento
Recebido por e-mail do Sr Cláudio Escosteguy Damboriarena
vascoesc2009@hotmail.com
Prezados,
Relato e Comentários sobre os últimos acontecimentos:
1. No dia 30 de março reunimos parte do grupo que participou da leitura da paisagem (Mário, Torres, Rogério, Roberto, Marcos,Élio e eu) para continuar trabalhando na elaboração dos resultados finais. O texto estava finalizado mas faltava escolher as fotos. Não pudemos concluir e fiquei responsável por dar um formato final ao trabalho e montar uma pré-apresentação.
2. Durante a semana prévia ao dia 12 de abril troquei mensagens com o Prof.Tiago visando a divulgação e organização do evento do dia 12 de abril.
3. No dia 12 pela manhã nos reunimos (Tiago, Marcos, Roberto, Cláudio R., Mário, Torres, Fabrício e eu) para organizar a apresentação da noite. Fui indicado para apresentar e Marcos ficou de dar um jeito na apresentação que eu havia preparado apartir das decisões tomadas nas reuniões anteriores. Tiago ficou com a coordenação do evento. Marcos trabalhou a tarde toda com excelente resultado e, no final do dia revisamos e aprovamos a apresentação(Marcos, Rafael e eu).
4. Na noite do dia 12 para surpresa geral, reunimos uma pequena multidão (de 300 a 350 pessoas) para acompanhar nossa apresentação e a palestra do Marcos Borba. Maior surpresa causou ainda a atenção e interesse do público presente, para os quais, creio eu, contribuiram o ineditismo das informações reunidas na leitura da paisagem e a vastidão da cultura do palestrante que nos seguiu. Podemos somar à este aspecto as características de animador de platéias de nosso palestrante, quem tinha vindo preparado para conversar com um pequeno grupo (que dirá se viesse sabendo do público que o esperava).
Foi uma noite importante pois tivemos a maior frequencia já registrada de integrantes do grupo que acompanham nosso debate. Se não esqueço de ninguém (gritem os olvidados) estiveram atentos Estefania, Angela, Célia Luísa, Avelar, Tiago, Oly, Fabricio, Torres, Mário, Élio Luís, Marcos O., Jeanice, Rafael, Antonio Carlos, Renato, Roberto, Alex e Natalia.
Para o grupo foi fundamental perceber sua capacidade de mobilização e potencial de promoção de debates inovadores fortemente relacionados com nossas necesidades & realidade. Além de uma prestação de contas do trabalho realizado tivemos uma clara apresentação de conceitos importantes (noção de território, desenvolvimento endógeno, modos e critérios de participação social, potencialidades de regiões e grupos sociais desacreditados, etc...) além de uma salutar injeção de otimismo. Alguém, mais cético, comentou, "tem muito sonho nisso tudo". Apesar de que tudo o que ouvimos e vimos, nessa noite referiu-se à ações concretas, pergunto o que seria de nós se não tivessemos a capacidade de sonhar???
5. Esteve acompanhando-nos o Sérgio Gonzag, chefe da Unidade de Comunicação e Negócios da Embrapa CPPSul. Também tivemos uma participação muito importante de pessoas de Rivera (UDELAR e Plan Agropecuario) contactadas pelo Rafael Carriquiry, incluindo o chefe regional do Plan, Ing. Ítalo Marasquin e Ing. Alejandro Saravia. Também como resultado direto dos debates dessa noite incluí mais duas pessoas na lista dos que nos acompanham, o Luis Ernesto (enólogo) e a Maria Luísa (publicitária). Também há uma demanda canalizada via o prof. Tiago de mais de 10 alunos da Unipampa interessados em participar. Em virtude disso acho que deveríamos retomar a conversa sobre a organização do grupo e sua estratégia como uma forma de canalizar positivamente o interesse crescente em tôrno ao assunto.
Foi feito um convite, por parte dos integrantes da Embrapa que nos acompanharam, para que organizemos uma visita de campo a algum local de execução do projeto Alto Camaquã (UEPAs por exemplo). Também ficou no ar uma proposta de criarmos uma UEPA em nossa região como forma de estabelecer um vínculo mais concreto com Embrapa CPPSul, inclusive viabilizando sua contribuição em nosso trabalho.
Em anexo está uma matéria publicada no jornal A Platéia, do dia 15 de abril sobre o evento.
6. Como sequência já temos marcada nossa próxima reunião no dia 10 de maio, com a participação, ainda não definitivamente confirmada, da gestora da APA do Ibirapuitã, eng.agr. Eridiane Lopes da Silva, quem faria uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido na região e sobre o projeto URBal.
7. Depois da reunião do dia 10 de maio teríamos uma próxima no dia 07 de junho. Já há muitos dias estávamos considerando a possibilidade de convidar o Plan Agropecuário para uma apresentação de seu trabalho na região norte do Uruguai (Salto, Artigas e Rivera) com ênfase em relação à grupos de produtores rurais e pecuarista familiares. Caso venhamos a confirmar o convite, talvez tenhamos que adiantar a reunião do dia 07 de junho para o 31 de maio, em virtude de programação préxistente de membros dessa instituição.
Sendo o que tinha, por ora, deixo-lhes um abraço.
Cláudio Escosteguy
GT Desenv. Sustentável de Santana do Livramento
Postado por APA Ibirapuitã on segunda-feira, 19 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário