E-mail recebido em 09/05/2010 do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável de Santana do Livramento
Prezados,
Volto a comunicar-me com vistas à realização de nossa reunião segunda-feira na Sala do CREA, sita à rua Treze de Maio 410, salas 601 e 602, desta vez às 19 horas, bem como também para comentar o que segue:
1. Para amanhã então está prevista a participação da Eng. Agr. Eridiane Lopes da Silva, gestora da APA do Ibirapuitã quem fará uma apresentação sobre a APA e também sobre o projeto URBal.
2. Para esta reunião seria importante contar com a presença de alguns produtores com atividade dentro da região da APA. Deixo a critério de cada um de vocês a extensão deste convite a quem considerarem interessado no assunto. É bem provável a presença dos profs. Pedro Neumann e Vicente da UFSM.
3. Para além deste ponto de pauta principal temos uma série de temas a tratar os quais dizem respeito à nossa organização enquanto grupo.
3.1. Como devem ter percebido, estive muito sobrecarregado de trabalho em função de minhas atividades profissionais nas últimas semanas. Tanto é assim que, nossa comunicação sofreu um refluxo nos últimos tempos. É fundamental para a continuidade de nosso debate e de nossas ações, buscar uma organização e atuação mais compartilhada, de tal sorte que, com o impedimento de algum de nós a dinâmica do grupo seja prejudicada.
3.2. Volto a comentar que há uma demanda por participação de um grupo de estudantes da Unipampa. O prof. Tiago sugeriu a realização de uma reunião específica com a turma, para debater sua forma de integração às atividades do grupo. Ainda não respondi à sugestão do Tiago por considerar que este tema deveria ser debatido por todos e encaminhado grupalmente.
3.3. A apresentação sobre o trabalho do Plan Agropecuário, prevista para o dia 31 de maio está sendo antecipada para o dia 28 do corrente em função de compromissos assumidos pelo diretor do mesmo. Nosso próximo encontro então seria no dia 28 de maio às 19 hs no mesmo local de sempre.
3.4. Através de conversações realizadas nas reuniões oportunizadas no âmbito deste grupo foi apresentada uma proposta por parte do Plan Agropecuário no sentido de promover um seminário com o objetivo de por em comum os enfoques e metodologias de trabalho em desenvolvimento rural e pecuária familiar, praticadas por esta instituição pela Embrapa e pela Emater. Uma das idéias seria a de estabelecer uma estratégia comum de trabalho pelo IPA/EMBRAPA/EMATER, em nossa região.
3.5. Relembro também o convite feito por parte dos integrantes da Embrapa que nos acompanharam no dia 12 de abril, para que organizemos uma visita de campo a algum local de execução do projeto Alto Camaquã (UEPAs por exemplo). Relembro também que ficou no ar uma proposta de criarmos uma UEPA em nossa região como forma de estabelecer um vínculo mais concreto com Embrapa CPPSul, inclusive viabilizando sua contribuição em nosso trabalho. Penso que é chegada a hora de organizar esta visita para continuar o processo de conhecimento deste projeto.
3.6. Sugiro que para o dia 7 de junho, data de nossa reunião ordinária, retomemos a questão do planejamento estratégico e organização do grupo. Além de constituir-se em uma necessidade interna, este debate está sendo considerado obrigatório pelas instituições com as quais temos compartilhado nossas idéias e intenções de trabalho. Segundo estas, com o tempo, deveriamos buscar algum grau de formalização de nossas atividades como maneira de, entre outras, continuar tendo acesso à contribuição destas instituições bem como também à recursos para desenvolvimento de projetos futuros.
Um grande abraço. Cláudio Martin Escosteguy Damboriarena.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário